À Guisa de Introdução

Menino e moço ”emigrado” para o Porto, para dar continuidade aos meus estudos, sempre o Mozinho ocupou um lugar importante nas minhas memórias afectivas, nomeadamente, a "Cidade Morta" – assim designávamos então a sua Citânia -, o Penedo do Corvo e o Convento da Freiras.

Cruzando-me acidentalmente com algumas das crónicas publicadas no jornal Notícias de Penafiel, entre 1969 e 1972 , pelo Padre A. Moreira da Rocha, sob o pseudónimo de Monaquino e com a designação comum de Luz de Candeia Velha, nelas fui reencontrar algumas dessas memórias. Após algumas démarches, consegui obter, através da Biblioteca Pública Municipal do Porto, o conjunto completo das 90 crónicas então publicadas. Tive então o impulso de as divulgar na Internet, sob a forma de blogue , como forma de:
  • Fazer reviver a memória colectiva das gentes das Terras de Penafiel
  • Fazer recordar e homenagear figura tão ilustre do concelho como é o Padre A. Moreira da Rocha
  • Recolher, eventualmente,  novos elementos sobre os temas tratados
Faço-o na qualidade de simples natural das Terras de Penafiel e não na de especialista em matérias fora da minha esfera de competência.

Procurei fazer uma transcrição rigorosa do texto original, mesmo quando com grafia diferente da actual, com excepção de evidentes gralhas tipográficas.

O Blogue é seu. Leia-o, comente-o, divulgue-o.

Ao jornal Notícias de Penafiel os meus agradecimentos por me ter autorizado a divulgação destas crónicas.

MCR

No comments:

Post a Comment